Brasil pode aprovar teste genômico que evita quimioterapia em mulheres

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) abriu consulta pública para a introdução no Brasil de um novo teste genômico que pode evitar o encaminhamento de mulheres com câncer de mama em estágio inicial para tratamento de quimioterapia.

Os resultados de um programa de experiência clínica (PONDx) do Oncotype DX Breast Recurrence Score, desenvolvido pela fornecedora de exames para rastreamento e diagnóstico de câncer, Exact Sciences, foram apresentados no congresso Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) de 2020.

No Brasil, o Grupo Fleury é o responsável por fazer a distribuição do teste. Referência nacional em medicina diagnóstica e de precisão, o estudo foi a primeira parceria para com uma instituição da rede pública para fins de pesquisa diagnóstica em câncer e também da primeira pesquisa na América Latina envolvendo o Oncotype DX com dados reais da população brasileira.

O estudo, que teve uma parcela realizada em pacientes tratadas no Hospital Pérola Byington, maior centro de tratamento ao câncer de mama do país, revelou que cerca de 69% das pacientes brasileiras, que inicialmente tinham sido recomendadas a receber quimioterapia, foram poupadas e receberam terapia hormonal isoladamente. Elas foram poupadas de efeitos colaterais, como fadiga, náuseas, perda de cabelo, entre tantos outros, além de grande benefício econômico para o Sistema Público de Saúde (SUS).

O programa PONDx foi também realizado na Santa Casa de São Paulo, pelo Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Dr. Vilmar Marques. Segundo ele, das 30 pacientes que foram avaliadas, cerca de 70% não necessitaram da quimioterapia.

Mais informações: www.exactsciences.com

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *