Bolsonaro inaugura trecho da transposição do Rio São Francisco, no CE

O presidente Jair Bolsonaro viajou na última sexta-feira, 26/6, ao Ceará para inaugurar trecho do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco.  Após aterrissar, a comitiva oficial se dirigiu ao distrito de Milagres, no município de Salgueiro, PE. Lá, Bolsonaro acionou a comporta para liberação das águas da transposição, por volta das 11h. Em seguida, o presidente seguiu para Penaforte, CE, a cerca de 30 km de Salgueiro, onde viu a chegada das águas.

A obra foi iniciada em 2007, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O trecho inaugurado por Bolsonaro conduz as águas do Velho Chico ao Ceará, na barragem de Jati, região do Cariri. Os investimentos na obra passam de R$ 10 bilhões. Inicialmente, a previsão era de que seriam necessários cinco anos para a construção de 477 km em obras, reunidas em dois grandes canais para abastecer açudes e rios que desaparecem nos períodos de seca no Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O trecho finalizado faz a interligação entre os reservatórios Milagres, em Verdejante, PE, e Jati, na cidade homônima no Ceará. Ambas fazem parte do Eixo Norte do empreendimento. Para que as águas chegassem ao Ceará, foi necessária a finalização do processo de enchimento do reservatório Milagres. A ideia do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf) como forma de solucionar a escassez hídrica causada pela seca acompanha governos desde, pelo menos, o Segundo Império, ainda no século XIX.

Fonte: G1 | Foto: NBR/Reprodução

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *