Barueri já realizou mais de 100 mil testes para detectar infecção de covid-19

Barueri conseguiu atingir uma importante marca no combate à pandemia de covid-19. Mais de 100 mil exames de RT- PCR foram realizados até o momento na população da cidade. Ele serve para diagnosticar os casos de infecção ativa pelo vírus e é considerado modelo “padrão ouro”, ou seja, um dos mais eficientes para detectar casos de infecção.

De setembro de 2020 , quando começou a testagem nas tendas alocadas ao lado do ginásio de esportes José Corrêa, até agora foram feitos 105.599 exames. Os testes vão continuar até o final de julho e poderão ser estendidos até quando durar a pandemia, informa a Secretaria de Saúde.

“Com essas testagens em massa podemos mapear melhor os números e ofertar um diagnóstico precoce aos nossos pacientes. Somos o único município da região que atende em esquema de drive-thru, desde o auge da pandemia, sendo que as testagens para pacientes assintomáticos e sintomáticos não foram descontinuadas em nenhum momento”, afirma o secretário de Saúde de Barueri, Dionísio Alvarez Mateos Filho.

Locais de testagem
Os exames estão sendo realizados nos seis prontos socorros do município e nas tendas localizadas no estacionamento do Ginásio José Corrêa, neste último pelo sistema de drive-thru. Os exames nos PSs são realizados mediante solicitação médica. Nas tendas, são agendados pelo APP Saúde Barueri, para pacientes maiores de 18 anos; outra opção de agendamento é na UBSs (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da residência.

O atendimento nas tendas é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. A equipe é composta por 36 profissionais entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, segurança, higienização etc. O resultado do teste fica pronto entre três e cinco dias úteis, mas, em média, tem sido liberado em até 48 horas.

Foto: Karina Borges / Secom

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *