Barueri é a melhor cidade para negócios no setor de serviços, aponta ranking

Na última terça-feira, 9, foi divulgada a edição 2021 do ranking brasileiro das Melhores Cidades para Fazer Negócios. A cidade de Barueri, localizada na zona oeste de São Paulo, foi apontada como a melhor para se fazer negócios no eixo de serviços. As cidades de São Paulo e Florianópolis, em Santa Catarina, aparecem, respectivamente, na segunda e terceira posição da lista que conta com 100 cidades. O ranking possui outros cinco eixos, são eles: mercado imobiliário, comércio, indústria, agronegócio e educação. A consultoria Urban Systems foi a responsável pela elaboração, a pedido da Exame.

Para montagem da lista foram analisados municípios com mais de 100 mil habitantes. O levantamento traz análises referentes à infraestrutura de saneamento, transportes, mobilidade urbana, logística e telecomunicações. Também foram avaliados indicadores como o impacto da pandemia na gestão municipal.

A sexta edição do ranking também avaliou o ritmo de vacinação e taxa de letalidade do coronavírus em cada um dos municípios, no dia 15 de outubro, para uma fotografia de comparação.

Barueri tem quase 280 mil habitantes segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A cidade é sede de grandes empresas como Walmart e Amazon. Essa última instalou um dos seus centros de distribuição na cidade. Além disso, é cortada pelo rodoanel que interliga 10 rodovias.

Segundo o ranking, neste ano, Barueri registrou um aumento de 10% na criação de vagas sendo que quase todos os empregos estão concentrados no setor privado. A cidade ocupa atualmente o posto de campeã na geração de vagas, com 1,67 emprego para cada habitante. O saldo de empregos nos municípios com mais de 100 mil habitantes e a oferta de serviços de internet banda larga foram alguns dos nove indicadores analisados
para definir a lista das melhores cidades no eixo serviços.

Além de ser um dos principais centros financeiros do estado de São Paulo, a cidade também vem se tornando um polo de tecnologia. Ainda segundo a lista, neste ano, o número de negócios voltados ao setor aumentou 8%. A expansão de serviços digitais e de mobilidade urbana está fazendo com que a cidade entre cada vez mais no mapa da inovação. Um dos fatores que colaboram com isso é a boa infraestrutura de telecomunicações onde 80% da conexão de banda larga é de alta velocidade.

Confira as cidades primeiras colocadas em cada eixo econômico:

Serviços: Barueri
Mercado imobiliário: São Paulo
Comércio: São Paulo
Indústria: São Bernardo do Campo
Agronegócio: Petrolina
Educação: São Paulo

Fonte: EXAME

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *