Neste Março Lilás, Santana de Parnaíba celebra reforços feitos no combate à violência doméstica

março lilás violência doméstica Santana de Parnaíba Alphaville
Patrulha Guardiã Maria da Penha é uma das iniciativas da prefeitura no combate à violência doméstica. Foto: Secom

Como forma de ampliar o combate à violência doméstica, diversas ações vêm sendo tomadas pela administração municipal de Santana de Parnaíba, que nos últimos 10 anos realizou uma série de investimentos em equipamentos e políticas públicas que visam garantir a segurança das parnaibanas.

A primeira Delegacia da Mulher do município foi inaugurada no segundo semestre de 2014, em parceria com o Governo do Estado. Localizada no centro da cidade, oferece um espaço apropriado para que as mulheres possam registar queixas e crimes.

Simultaneamente, o município desenvolveu o projeto de substituição completa da malha de iluminação, trocando as antigas lâmpadas de lítio por luminárias de LED. Os novos equipamentos melhoram exponencialmente a qualidade da luminosidade nas vias municipais, inibindo atividades criminosas e gerando mais segurança, sobretudo para as mulheres. Com a iniciativa, Santana de Parnaíba se tornou o primeiro município do Brasil 100% iluminado com a tecnologia de LED nas vias e espaços públicos municipais.

Em 2018, por meio de convênio com o GEVID – Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica, órgão ligado ao Ministério Público Estadual, o município implantou a Patrulha Guardiã Maria da Penha. O serviço atua garantindo a fiscalização das medidas protetivas expedidas pela justiça, orientação e acolhida das vítimas por meio de visitas periódicas. Desde a sua implantação, foram atendidos 732 casos de violência doméstica na cidade. Destes, 205 seguem ativos e com acompanhamento contínuo, promovendo a segurança e o efetivo cumprimento das penalidades contra o agressor.

Violência doméstica: programas de incentivo à geração de renda ajudam a libertar mulheres vítimas na cidade

A Secretaria da Mulher e da Família foi criada em 2019. Com serviços e programas idealizados para o público feminino, oferece acompanhamento psicológico, atividades físicas, workshops e cursos que promovem a segurança da mulher por meio de seu fortalecimento e empoderamento.

O município ainda desenvolve ações em várias frentes, como as campanhas de informação e conscientização nas unidades de saúde e colégios. Além disso, são realizados programas de formação, qualificação e desenvolvimento econômico para promoção da independência financeira, desenvolvidos em conjunto pela Secretaria da Mulher, Semedes, Desenvolvimento Social e Fundo Social.

Somado a tudo isso, em conjunto com as demais cidades que compõem o Cioeste – Consórcio Intermunicipal da Região Oeste, Santana de Parnaíba possui o serviço Casa Abrigo, onde as mulheres em perigo iminente de morte são acolhidas e recebem apoio para conseguirem retomar suas vidas fora do ciclo de violência.

Por fim, mas não menos importante, está a criação do aplicativo Parnaíba Segura, no qual é possível registrar denúncias de agressão e reportar acidentes. O app conta também com o sistema de Bottom Panic (botão de pânico), que aciona imediatamente a viatura mais próxima para averiguação no local da solicitação.

março lilás violência doméstica santana de parnaíba Alphaville
Secretaria da Mulher de Santana de Parnaíba: atendimento especializado e acolhedor. Foto: Reprodução/ Facebook

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:

https://bit.ly/2M4XhD2

Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?