Barueri distribui 60 tablets em órgãos públicos para tradução em Libras

As repartições públicas de Barueri começaram a receber 60 tablets para o atendimento de pessoas surdas e ensurdecidas na cidade. Os equipamentos permitem maior acessibilidade aos serviços públicos por meio da comunicação em Libras (Língua Brasileiras de Sinais), de forma 100% digital, aos munícipes que precisam deste suporte.
Os tablets são utilizados para realizar a leitura dos QR Codes (“Código de Resposta Rápida”) afixados nas unidades, que direcionam para a Central de Intermediação com Libras. Mais de 500 cartazes com a marca do QR Code já foram distribuídos em pontos estratégicos. Uma vez conectado à Central, um dos intérpretes em Libras faz a tradução simultânea on-line entre o cidadão surdo ou ensurdecido e o servidor público, em tempo real.
Esse serviço já existe desde 2022, e foi criado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SDPD em parceria com o Centro de Inovação e Tecnologia – CIT. Até a distribuição dos tablets, a intermediação entre munícipe e intérprete de Libras era realizada por aparelho celular, que também continua a ser usado normalmente. Já ocorreram aproximadamente 860 acessos à Central no período de julho a dezembro de 2022, segundo informou a SDPD.
Mais acessibilidade
“A implementação da Central Remota de Libras é um importante recurso do município, pois promove maior acessibilidade comunicacional nos serviços públicos, atendendo com qualidade o cidadão com deficiência auditiva. O acesso à Central por meio do QR Code e o uso de tablets garante a agilidade, tornando o serviço dinâmico e personalizado”, explica o secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva (Prof. Carlinhos).
O uso de tecnologias digitais é parte de uma política da prefeitura para melhor atender a população. Denominada “Cidade Inteligente e Sustentável”, trata-se de um conjunto de medidas em andamento que agiliza e facilita a relação do munícipe com o poder público.
Dentre estas medidas para melhor atendimento da população estão:
- “Barueri Sem Papel”, que privilegia a documentação de processos no formato digital
- Acesso aberto e gratuito à internet em diversos espaços públicos por wi-fi
- Disponibilidade de portais com serviços específicos, como o Portal Saúde e o Portal Pet
- Criação de aplicativos que aproximam o munícipe dos serviços públicos com um clique
- Portal de Serviços, que reúne centenas de serviços de forma facilitada e desburocratizada
Confira abaixo as unidades que contam com atendimento por tablets em Barueri
- SDPD – R. Vereador Izaias Pereira Souto, 175 – Jardim Belval
- UBS Adauto Ribeiro – Av. Zélia, 950 – Parque dos Camargos
- Caps Adulto – R. José Maria Balieiro, 715 – Centro
- UBS Dra. Elizabete Duleba – R. Paraíso, 101 – Chácaras Marco
- Hospital de Retaguarda – Av. Cidade de Itu, 460 – Jardim Itaparica
- UBS Pedro Izzo – R. Everest, 26 – Jardim Esperança
- Policlínica da Cruz Preta – R. Clóvis Eduardo Silotto, 56 – Vila São Silvestre
- Centro de Diagnósticos – Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 786 – Vila Porto
- Emei Dolores Zendron – R. Marechal Hermes da Fonseca, 41 – Engenho Novo
- Emef Raposo Tavares – R. Silveira, 15 – Vila Boa Vista
- Emef Roberto Luiz A Brandão – Av. Anibal Correia, 2.363 – Parque Viana
- Emei Anna Irene – Estrada dos Pinheiros, 198 – Jardim Paulista
- Emeief Benedito Adherbal – R. Nilo, 99 – Vale Do Sol
- Emef Rita de Jesus – R. Duarte da Costa, 143 – Parque Imperial
- Cras Mutinga – R. Nova Aurora, 549 – Jardim Mutinga
- Cras Imperial – R. Pero Vaz de Caminha, 8 – Parque Imperial
- Cras Engenho Novo – R. Capitão Francisco César, 180 – Engenho Novo
- Conselho Tutelar 1 – R. Abel, 185 – Jardim São Pedro
- Conselho Tutelar 2 – R. Elvira Lefèvre Salles Nemer, 178 – Jardim São Pedro
- Gibiteka Max Zendron – R. Rio Grande do Sul, 234 – Vila Boa Vista
- Estação Cultural Maria Helena – Av. Copacabana, 100 – Jardim Maria Helena
- Estação Cultural Cora Coralina – R. Glória, 630 – Parque dos Camargos
- ITB Munir José – Estrada Velha de Itapevi, 2679 – Jardim Paulista

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