Pizza: paixão nacional!

Pizza: paixão nacional e do nosso bairro também!

No último domingo, 10/07, comemorou-se o Dia da Pizza no Brasil. 

Se tem uma comida que é quase uma unanimidade na nossa cultura é a pizza. Mas você sabe como ela surgiu e se popularizou pelo mundo?

O alimento à base de massa assada com coberturas diferentes já era conhecido na humanidade muito antes de ter se tornado célebre na Itália, berço da pizza que conhecemos hoje. 

Por volta de 1600, as primeiras pizzas começaram a ser preparadas para serem vendidas em fatias, para que os viajantes pudessem ir se alimentando ao longo de sua jornada, sem precisar carregar ou preparar seus alimentos no caminho.

Quando o alimento chegou às cortes italianas, a nobreza logo se encantou e incorporou o prato à rotina dos palácios. A cidade de Nápoles recebeu em 1889 os reis Umberto I e a Rainha Margherita, que ao pedirem para conhecer a culinária local foram apresentados à pizza que hoje leva o nome da rainha: tomate, muçarela e manjericão, preparada pelo pizzaiolo Raffaele Esposito para homenagear a bandeira italiana, que tem as mesmas cores dos ingredientes selecionados.

Conforme os italianos foram migrando para as Américas, a pizza foi ganhando território em outros países. A primeira pizzaria aberta no Brasil data de 1910, no bairro do Brás, centro da capital paulista. De lá para cá, a paixão dos brasileiros pela pizza não pára de crescer e aqui no nosso bairro não é diferente.

Como para nós todo dia é dia de pizza, confira nossa seleção das melhores pizzarias de Alphaville para pedir a sua neste final de semana:

📌 @casadapizza_delivery – Verona: a queridinha da casa é cobertura de rodelas de palmito, requeijão e anéis de cebola roxa gratinados com parmesão.

Pizza Casa da Pizza
Pizzaria Casa da Pizza. Foto: Divulgação.

 

📌 @pizzagourmetalphaville – Shimeji: com massa fina e crocante, leva molho artesanal de tomates frescos, mussarela e shimeji refogado na manteiga com cebolas e shoyu.

Pizza Gourmet
Pizza Gourmet Alphaville. Foto: Divulgação.

📌 @didiodelivery – Calabresa Gourmet: é a combinação perfeita para o inverno, com calabresa gourmet Seara delicadamente fatiada, mussarela e o mais gostoso e original Catupiry.

Pizza Didio
Didio Pizza Delivery. Foto: Divulgação.

📌 @pizzaforfunoficial – Calabresa Vegana: a pizza é glúten free e leva calabresa vegana da Fazenda Futuro, com cebola fatiada e fresquinha na massa tradicional de farinha de arroz.

Pizza Calabresa Vegana
Pizzaria Pizza for Fun. Foto: Divulgação.

📌 @forinopizzeria – Calabresa Especial: feita com massa de fermentação de 48 a 72 horas, molho San Marzano Dop, queijo muçarela especial e calabresa assada por cima do queijo. 

Pizza Forino
Forino Pizzeria . Foto: Divulgação.

📌 @restaurantemariajoao – Pizza de Burrata: preparada com molho de tomate, muçarela, tomate cereja e burrata ao pesto de manjericão.

Pizza Maria João
Restaurante Maria João. Foto: Divulgação.

📌 @pipodoro – Marguerita: feita com molho Pipodoro, mussarela de búfala, parmesão ralado e manjericão basílico, além de massa de fermentação natural de 48 horas.

Pizza Pomodoro
Pizzaria Pipodoro. Foto: Divulgação.

📌 @grattopizza – Pizza Ciambella: feita com muçarela, catupiry, calabresa especial, burrata, rúcula, abobrinha, tomate sweet, parmesão, molho de tomate e orégano.

Pizza Bufala
Gratto Pizza. Foto: Divulgação.

📌 @pizzame.alphaville – Pizza Bravo: preparada com massa de fermentação natural de 72 horas e recheada com creme de gorgonzola, linguiça suína salteada, cebola roxa e um fio de mel.

Pizza sabores diversos
Pizza Me Alphaville. Foto: Divulgação.

📌 @tomanikpizzas – Banoffee: a pizza doce é feita com massa semi folhada, doce de leite Nestlé e banana, e coberta com saboroso e leve chantilly, também da Nestlé.

Pizza doce
Pizzaria Tomanik. Foto: Divulgação.

📌 @soggiorno – Juquehy: é uma pizza de salada feita na massa crocante com lemon pepper e recheada com alface, tomate cereja, palmito, queijo brie e molho à base de mel e mostarda.

Pizza palmito
Pizzaria Soggiorno. Foto: Divulgação.

📌 @piolaalphaville – Piola: leva o nome da casa e está em sua versão mais recente com muçarela, muçarela de búfala, tomate fresco, tapenade de azeitonas pretas e manjericão.

Pizza Piola
Pizzaria Piola. Foto: Divulgação.

📌 @neonapolitana – Green Garden: a pizza é preparada com molho de tomate, muçarela, rúcula temperada e parmesão.

Pizza salada
Pizzaria Neo Napolitana. Foto: Divulgação.

📌 @imperiodacostelaoficial – Verdi Sicilia: é recheada com molho de tomate italiano, muçarela de búfala fresca, cogumelo paris, coração de alcachofra, azeitona preta e molho pesto de manjericão.

Pizza azeitona
Império da Costela. Foto: Divulgação.

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?