Conheça os serviços de acolhimento para moradores de rua em Barueri
A infraestrutura de atendimento e assistência para moradores de rua na cidade de Barueri oferta dois serviços essenciais: o acolhimento institucional na Casa São Francisco e o abrigamento no modelo “porta aberta”, realizado na Casa de Passagem. Ambos são executados pela Associação Cáritas Nossa Senhora da Escada, através de contrato de gestão, administrado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – Sads.
A Casa São Francisco oferece um serviço de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua, seja por abandono, migração, pessoas em trânsito ou sem condições de autossustento. Esse público encontra formas dignas de moradia, alimentação, higiene e suporte para a mudança de sua trajetória de vida. A unidade tem capacidade para atender até 130 pessoas, sendo 70 vagas em abrigamento e 60 em pernoite.
Segundo Yula Moreira, diretora de Proteção Social Especial da Sads, o objetivo não é alojar as pessoas de forma permanente. “Pelo que preconizam as orientações técnicas do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, o período de abrigamento pode ser por até seis meses”.
A Casa de Passagem é o local onde é realizado o primeiro contato do usuário com o serviço de acolhimento. O técnico atende, verifica as demandas e realiza o abrigamento e os encaminhamentos necessários. Esse serviço é considerado “porta aberta”, ou seja, o usuário pode procurar a casa espontaneamente.
A unidade tem capacidade para atender até 20 moradores de rua para pernoite, e também oferece alimentação e higiene para quem está em trânsito. Em média, 50 pessoas são atendidas no almoço e no jantar. Após um período de estadia na Casa de Passagem, o usuário é transferido à Casa São Francisco para dar continuidade ao acolhimento por um período de até seis meses.
Ambos os serviços são compostos por equipes multidisciplinares que contam com psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e cuidadores. O pessoal de apoio cuida de áreas como limpeza e cozinha. As equipes trabalham visando a reintegração social dos acolhidos. O atendimento é feito de forma integral, ou seja, com a participação de outras áreas, além da assistência social.
Rosangela Huehara Ikeda, coordenadora da Cáritas, detalha que há um plano individual de atendimento para cada caso. “Integrantes das turmas do Programa ReNascer são encaminhados para os diversos serviços da rede municipal, como acompanhamento de saúde (pronto atendimento e ambulatorial, CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – e Consultório na Rua) e educação (EJA – Educação de Jovens e Adultos – e ENCCEJA -Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Isso também ocorre com os demais usuários que possuem autonomia, ou seja, são direcionados à sua reorganização pessoal através de orientação e apoio técnico para regularização de seus documentos pessoais e acesso aos setores de empregabilidade (Ganha Tempo e Casa do Trabalhador).”
“Junto ao acompanhamento realizado pela equipe multidisciplinar, acontece também uma grande articulação com toda a rede socioassistencial do município, contando com o apoio do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, dos CRAS -Centro de Referência de Assistência Social, do Consultório na Rua e demais secretarias”, completa Rosangela.
Moradores de rua contam com estrutura de reforço em épocas de baixa temperatura
Durante os dias mais frios, a capacidade de atendimento na casa são Francisco é ampliada para até 150 usuários, com o objetivo de garantir que as pessoas não durmam na rua. Também foi alugado, em parceria com o governo do Estado, um espaço para acolher estas pessoas em situação de rua, conforme portaria da Sads (06/2022), ampliando ainda mais as condições de atendimento nos dias gelados.
Abordagem correta aos moradores de rua
O serviço especializado em abordagem social para adultos em situação de rua é composto por equipe técnica e de apoio que pode e deve ser acionada a qualquer momento.
Se você encontrar uma pessoa em situação de rua, ligue para (11) 4199-0703 ou 4198-7235. O serviço disponibilizado pela equipe funciona das 8h às 22h, de segunda a sábado.
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