Escorpiões: veja como prevenir acidentes e cuidar das vítimas
Os ataques de escorpiões seguem aumentando nesta época do ano em todo o país. As chuvas, o calor e o acúmulo de entulhos na casa são perfeitos para a proliferação deste tipo de animal peçonhento. Idosos e crianças são especialmente mais vulneráveis ao veneno, então todo cuidado é pouco.
Veja as recomendações para se prevenir dos ataques e também o que fazer caso você ou alguém de sua família seja picado pelo animal.
Prevenção: como evitar acidentes com escorpiões
- Evitar o acúmulo de sujeira em terrenos baldios que estejam nas proximidades das residências. O poder público pode ser acionado para o serviço.
- Limpar, regularmente, os jardins e quintais de casa, além de retirar entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nos arredores do local.
- Não colocar as mãos dentro de buracos, sob pedras, em entulhos e troncos podres, pois podem ser o esconderijo de escorpiões e outras espécies peçonhentas. Se necessário, use luvas e calçados.
- É preciso vedar vãos e frestas pela casa, buracos em paredes, consertar rodapés despregados e usar telas em janelas, ralos do chão, pias e tanques.
- Antes de colocar roupas e sapatos, é aconselhado sacudi-los para verificar se há aranhas e escorpiões escondidos neles.
- Retirar o lixo domiciliar periodicamente e utilizar em sacos plásticos ou outros recipientes que possam ser mantidos fechados (como latas de lixo com tampa), para não atrair insetos como moscas e baratas, que servem de alimento para os escorpiões.
Primeiros-socorros
Segundo Glaucia Karen de Sousa, professora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, o ideal é que a pessoa acidentada seja encaminha para o pronto-atendimento imediatamente, onde um profissional de saúde capacitado irá examinar a situação e indicar o antiveneno necessário para o caso. Se possível, o indivíduo deve levar o escorpião ou uma foto do animal para facilitar a identificação da espécie e otimização da avaliação. O local da picada pode ser lavado com água e sabão, desde que não atrase a ida ao hospital.
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/