Obras para contenção de enchentes avançam em Barueri

obras enchentes Barueri Alphaville
Piscinão segue com obras em andamento. Foto: Ricardo Santos/ Secom

As enchentes em Barueri vêm se agravando conforme os períodos de chuvas ficam cada vez mais intensos. Por isso, a prefeitura está investindo em obras para contenção dos alagamentos e melhorias na infraestrutura viária para amenizar o problema.

Com mais de 80% das obras concluídas, o piscinão ao lado da estação ferroviária do Jardim Silveira (Linha 8 – Diamante da CPTM) já está em funcionamento, evitando alagamentos na região central. O sistema de bombas hidráulicas usado para conter o excesso de água do rio Barueri-Mirim já vem sendo usado parcialmente, conforme demanda.

Depois de totalmente pronto, o piscinão terá cerca de 24 mil metros quadrados de área e aproximadamente 22 metros de profundidade, o equivalente a um prédio de sete andares. Esse reservatório deverá ser capaz de reter mais de 200 milhões de litros de água. A obra deve beneficiar principalmente os estabelecimentos ao longo do Boulevard, no Centro da cidade, onde o Barueri-Mirim é canalizado.

Mais reforços para contenção das enchentes

Reservatório no Laranja Azeda
Também próximo ao reservatório da estação ferroviária, o piscinão do córrego Laranja Azeda terá capacidade de reter cerca de 120 milhões de litros de água em caso de chuvas torrenciais, evitando inundações de residências e pontos comerciais na região da via, na divisa com o município de Jandira.

Já foi construída a primeira parede de contenção, a na sequência começará a escavação vertical do reservatório, cuja profundidade será de 24,5 metros. O terreno do reservatório localiza-se na avenida Alziro Soares.

Túnel liner
Na região do Tamboré, um túnel para canalização e drenagem de águas da chuva está sendo construído. A obra tem um quilômetro de extensão, que vai da alameda Araguaia até a avenida Piracema. Do total, 60% da construção já foi concluída, e quando estiver finalizada, permitirá que a água seja escoada diretamente para o rio Tietê, contando com uma ligação já existente no local.

Este sistema de construção não destrutível é chamado de “túnel liner”, sendo executado a cerca de seis metros abaixo do nível da rua.

enchentes Barueri Alphaville prefeitura
Período de chuvas intensas requer agilidade nas obras. Foto: Benjamim Sepulvida/ Secom

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:

https://bit.ly/2M4XhD2

Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?