Apple e Google formam parceria para criar app que rastreará Covid-19

A Apple e a Google se uniram para criar um recurso de rastreamento de contatos por celular para auxiliar no combate à Covid-19. O trabalho inclui interfaces de programação de aplicações (APIs) e tecnologia de sistema operacional para auxiliar esse rastreamento. Dada a urgência, o plano é implementar essa solução em duas etapas, preservando a privacidade do usuário.

Inicialmente, em maio, as empresas lançarão APIs que possibilitarão a interoperabilidade entre dispositivos com Android e aparelhos com iOS usando apps de autoridades de saúde pública. Esses aplicativos governamentais estarão disponíveis para download aos usuários nas suas respectivas lojas de apps.

Em seguida, nos próximos meses, Apple e Google trabalharão para criar uma plataforma mais ampla de rastreamento de contato por meio de Bluetooth ao integrar esse recurso nas plataformas subjacentes.

Como vai funcionar na prática?

Suponha que duas pessoas se encontram pela primeira vez e passam dez minutos juntos. Caso tenham os aplicativos, seus telefones trocam avisos de identificadores anônimos (um número aleatório gerado em cada celular irá durar 14 dias) por Bluetooth.

Um deles é diagnosticado com Covid-19 e insere o resultado do teste positivo no aplicativo da autoridade pública. Com seu consentimento, o telefone faz o upload de 14 dias dos seus avisos de transmissão em uma nuvem.

Um tempo depois, o celular da outra pessoa baixa as chaves de transmissão de todos os testes positivos para a doença em sua região. O aplicativo detecta que ela se encontrou com alguém que esteve doente e envia uma notificação dizendo que o usuário foi exposto a alguém que testou positivo para o Covid-19.

Fonte: Apple e Folha de S. Paulo

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Às sextas, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *