Apadrinhamento Afetivo: programa inicia 2ª edição em Barueri

A Prefeitura de Barueri, em parceria com o Instituto Fazendo História, está comemorando um ano de implementação do Apadrinhamento Afetivo e iniciando a 2ª edição. Instituído no município por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o programa está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Plano de Direito a Convivência Familiar e Comunitária e nas Orientações Técnicas dos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. A iniciativa é apoiada pelo Tribunal de Justiça e Ministério Público.

O Apadrinhamento Afetivo forma, seleciona e acompanha adultos voluntários, e tem como objetivo facilitar a construção de relações próximas, afetivas e duradouras com crianças e adolescentes de 10 a 17 anos em situação de acolhimento. Esse adulto será alguém com compromisso ético e afetivo, compondo a rede social daquela criança ou adolescente, por meio da convivência constante, junto a outras pessoas e em diferentes ambientes sociais e comunitários.

Em Barueri, a Sads conta com a assessoria do Instituto Fazendo História, que faz a seleção dos padrinhos e das equipes técnicas, além de acompanhar os relacionamentos. “Estamos captando voluntários para uma nova qualificação, divulgando as palestras iniciais do Apadrinhamento Afetivo para que os interessados possam conhecer o programa mais a fundo”, explica Batsheva Siqueira, psicóloga técnica do Instituto Fazendo História.

Para ser madrinha ou padrinho afetivo é preciso querer ser referência na vida de seu afilhado; ter disponibilidade de tempo; participar de um processo de seleção e formação; ter no mínimo 25 anos; não estar no cadastro de adoção; não ter antecedentes criminais; residir em Barueri, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba ou Carapicuíba; e ter a anuência da família concordando com o apadrinhamento.

As palestras iniciais acontecerão nos dias 16/9, das 19h às 20h45; e 19/9, das 10h às 11h45. As inscrições podem ser feitas clicando neste link.

Para mais informações, entre em contato com: [email protected]

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *