Alguém aí na sua casa vai prestar vestibular? Então vem conferir essas dicas!

Janeiro está chegando e com ele o início das provas dos vestibulares mais visados pelos estudantes, como Fuvest, Enem, Unicamp e Unesp. Se aí na sua casa tem alguém prestes a passar por essa maratona, vale saber que os estudantes podem e devem continuar investindo em sua preparação, estabelecendo prioridades no momento de estudo e, claro, sem se esquecer de cuidar de sua saúde física e mental, que é superimportante também.

Para ajudá-los na reta final da preparação, conversamos com a Patrícia Lacerda, orientadora do SOPE – Serviço de Orientação Profissional e de Estudos, do Curso e Colégio Anglo Leonardo da Vinci, que dá dicas valiosas para os vestibulandos.

Como estudar?
Agora é o momento ideal para revisar conteúdos teóricos aprendidos com a realização de exercícios, já que as provas exigem a resolução de questões utilizando, além do conhecimento teórico, outras competências como interpretação de texto, raciocínio lógico ou análise crítica.

“A resolução de questões também pode permitir o surgimento de dúvidas. Elas são importantíssimas no processo de estudo, afinal, é a partir das dúvidas que aprimoramos e aprofundamos os nossos conhecimentos. E, claro, é melhor que elas apareçam agora, antes das provas, dando a oportunidade de solucioná-las”, diz Patrícia.

O que priorizar nos estudos?
Segundo a orientadora do Curso e Colégio Anglo Leonardo da Vinci, a grande preocupação dos estudantes é garantir que realmente aprendeu os conteúdos estudados. Por isso, para realmente aprender, é preciso estabelecer prioridades no estudo para que obtenha mais qualidade e produtividade.

Se o estudante decide, nesta reta final, revisar toda a programação do Ensino Médio, o estudo perderá qualidade e não será tão produtivo, pois a quantidade de conteúdo para ser estudado em relação ao tempo que se tem até as provas não é suficiente. “A melhor solução é selecionar os temas que terá aproveitamento real e que faça diferença no momento da prova. Isso é estabelecer prioridades pensando estrategicamente em seus pontos fortes”, esclarece Patrícia.

O que é importante focar?
Resolver exercícios, brigar com as dúvidas e priorizar o que irá estudar são pontos técnicos importantes da preparação, porém não funcionam sozinhos. “Para funcionarem bem, é preciso prestar atenção em si e cuidar também da saúde física e mental. Afinal, realizar uma prova exige os conhecimentos técnicos bem como corpo e mente equilibrados”, orienta Patrícia.

Sendo assim, o estudante deve focar em cuidados com a sua saúde física:

– Buscando realizar atividades que podem ajudar a aliviar a ansiedade.

– Manter uma rotina regular de estudo e descanso, pois beneficia principalmente na qualidade do sono, essencial para concentração e disposição.

– Cuidar da alimentação, procurando comer alimentos menos gordurosos que podem provocar indisposição, assim como atrapalhar a qualidade do sono.

Já para os cuidados com a saúde mental, o estudante deve:

– Equilibrar o tempo de estudo com o de descanso para não chegar exausto no momento da prova.

– Buscar atividades que lhe são prazerosas, que também podem ajudar a aliviar a ansiedade.

– Valorizar os conhecimentos que adquiriu nos seus estudos, pois são eles que dão a confiança necessária para realizar uma boa prova.

Para finalizar, é importante que o estudante esteja atento às orientações dos vestibulares de proteção e de prevenção em relação à Covid-19. Alguns cuidados essenciais que os candidatos devem ter são:

– Uso da máscara, que é obrigatório.

– Evitar aglomerações fora e dentro do local de prova.

– Evitar comprar e/ou consumir alimentos que desconheça a procedência.

– Não emprestar material de ninguém e nem a ninguém.

– Manter distanciamento de 1,5 m das pessoas.

– Higienizar as mãos com álcool em gel, disponibilizado nos locais de prova.

Ótima prova!

Mais informações:
Curso e Colégio Anglo Leonardo da Vinci Alphaville – Ensino Médio e Pré-Vestibular
Al. Amazonas, 868
Tel.: (11) 2858-3450 e (11) 94332-6616
www.estudenoanglo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *