Festa da Achiropita começa neste sábado e vai até 4/09

achiropita festa
Foto: Canva/ Banco de Imagens

A tradicional Festa de Nossa Senhora Achiropita, que acontece no bairro paulistano do Bixiga, completa 96 anos de tradição. O evento homenageia a padroeira do bairro, além de celebrar a cultura italiana, tão amada pelos paulistanos.

A festa acontece sempre aos sábados, das 18h à meia-noite e aos domingos, das 17h30 às 22h30. O cardápio é de dar água na boca: pratos com polenta, espaguete ao sugo, antepastos, sardela, pepperoni, pizza, fogazza e doces típicos. 

São 30 barracas distribuídas nas Ruas Dr. Luís Barreto, São Vicente e 13 de Maio. 

As atrações infantis também são destaque: pula-pula, pescaria, tiro ao alvo e muito mais. 

Vinícola Góes apoia Festa da Achiropita

Há 16 anos apoiando o evento, a Vinícola Góes estará presente com os vinhos tintos seco e suave, além do chopp de vinho Grape Cool e do suco de uva da marca. 

“Essa festa faz parte do nosso calendário de eventos. Como é bom sentir as atividades voltando ao normal e poder desfrutar de um evento tão alegre, em que ainda revivemos a cultura italiana”, diz Luciano Lopreto, diretor comercial da Vinícola Góes.

A Cantina Madonna Achiropita, que também faz parte das festividades, promove shows e oferece receitas típicas da Itália, harmonizadas com rótulos Malbec, Rosé Tempos de Góes Pétalas, a linha Tempos de Góes e o chopp de vinho Grape Cool. Para entrar na cantina é necessário adquirir os convites que são pagos, no próprio aplicativo da festa, disponível para iOS e Android neste link.

Confira a história da padroeira, publicada no site da igreja:

No ano de 580 um certo capitão Maurício enfrentou uma grande tempestade em alto mar. Gritava por socorro à Nossa Senhora e prometeu que, se fosse salvo com sua tripulação, construiria um santuário em sua homenagem. 

Desviado pelos ventos, por milagre, conseguiu salvar-se e, na aldeia em que atracou, encontrou um monge que lhe disse: “Não foram os ventos que o trouxeram para este lugar. Foi Maria, para que lhe construísse um santuário, quando o senhor for eleito imperador”. 

A profecia cumpriu-se e o santuário foi construído em Rossano – Calabro. Um artista da região iniciou uma pintura da imagem de Maria. Ocorria, no entanto, que tudo o que pintava durante o dia, desaparecia durante a noite. Assim, colocaram um vigilante para impedir a entrada de possíveis intrusos, que estivessem danificando a pintura.

Numa certa noite, uma formosa mulher, com uma criança no colo, pediu para entrar e rezar. Após insistir, obteve a permissão. Que mal poderia fazer aquela gentil senhora?

Passaram longos minutos e a mulher não saía da igreja. Quando o vigilante entrou, viu a imagem da mulher e do menino estampada no lugar da pintura. Por esta razão o vigilante saiu gritando pelas ruas: Nossa Senhora Achiropita! Nossa Senhora Achiropita! (A-kirós-pita – não pintada por mãos humanas).

Esta é a devoção Mariana que nossos irmãos italianos trouxeram para o Brasil e que nós veneramos como protetora e Mãe de nossa comunidade. 

Sua festa é celebrada no dia 15 de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora. 

No Brasil, só existe uma igreja dedicada a Nossa Senhora, com o título de Achiropita, que se encontra em São Paulo no bairro da Bela Vista – Bixiga. 

Sua festa é a maior comemoração religiosa da cidade”.

 

*Datas, horários e preços sujeitos a mudanças. Consulte sempre a programação no site dos responsáveis pelos eventos.

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:

https://bit.ly/2M4XhD2

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?