“A Mulher da Casa Abandonada”, o podcast que virou sensação na cidade de São Paulo

“A Mulher da Casa Abandonada”, o podcast que virou sensação na cidade de São Paulo, é uma história intrigante. Poucas coisas são mais clichê do que casas abandonadas e histórias de terror, mas ao contrário de monstros e vampiros, a casa abandonada em questão abriga uma mulher misteriosa com um passado criminoso. Ela e seu marido escravizaram, por 20 anos, uma empregada doméstica que imigrou com eles para os Estados Unidos na virada dos anos 80.

O caso

O caso é antigo mas a repercussão é recente: o jornalista Chico Felitti, da Folha de S. Paulo, intrigado pelo estado da casa e sua moradora excêntrica, criou o podcast “A Mulher da Casa Abandonada”, disponível em todos os tocadores, e que traz uma bela investigação jornalística sobre a casa e seus moradores – antigos e a atual.

Margarida Bonetti vive sem água ou esgoto, raramente sai de casa e se alimenta, segundo ela própria, somente de abacates. Vive entre lixo, dejetos de animais e entulho num imóvel que já foi um dos mais bonitos da capital paulista, num bairro igualmente imponente e com uma história que mescla títulos de nobreza, riqueza e maldade.

Ao contrário do seu marido, que abriu mão da cidadania brasileira para se tornar cidadão americano, Margarida nunca foi julgada ou condenada pelos crimes que cometeu. Veio para o Brasil quando ainda era apenas investigada, e conseguiu embarcar sem problema para sua terra natal, onde se refugiou na casa onde vive até hoje – inicialmente com sua mãe, que faleceu há alguns anos, deixando a filha sozinha.

Podcast que conta a história em detalhes

O podcast desenterra toda a história por trás do crime e dos autores, e desencadeou uma reação curiosa: a casa da R. Piauí virou atração turística e dezenas de curiosos passam o dia tentando ver a estranha moradora, fazendo manifestações de repúdio à escravidão ou apenas tentando entender como alguém pode viver nessas condições de forma voluntária.

História completa

Se você gosta de histórias de investigação, vale acompanhar. Os episódios saem sempre às quartas-feiras, mas você pode se inteirar com os capítulos já disponíveis.

Clique e conheça: https://open.spotify.com/show/0xyzsMcSzudBIen2Ki2dqV

margarida bonetti
margarida bonetti na casa da rua Piauí. Foto: reprodução

Crédito da foto: Reprodução

Crédito da foto: Tribuna Online

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?