5 maneiras divertidas de superar as dificuldades

Por Vitor Esprega*

Superar traz imediatamente a ideia de alguém se sacrificando, passando por sofrimentos e abrindo mão de aproveitar o presente para atingir o sucesso.

Na Pandora Treinamentos sempre falamos que a diversão é um indicador de sucesso. Superamos situações quando deixarmos fluir a vida, encarando os desafios com leveza e bom humor. Não que seja fácil, mas com treino é possível.

Aliás, você está se divertindo na vida? Se não, é hora de buscar novas soluções para se motivar à novas conquistas. Neste artigo, separamos 5 dicas que vão ajudar você.

1. Superar brincando de Lego – Com imaginação, construímos o que quisermos com o Lego, desde que as peças se encaixem com solidez e fazendo sentido. Assim também é a vida, tudo precisa se encaixar em nosso contexto. Quando não observarmos isso, passamos por crises e dificuldades. Passamos a nos cobrar por coisas que “deveríamos fazer” em vez de focar no que pode ser feito agora. Que tal começar com aquilo que hoje tem sentido em sua vida?

2. Superar andando na montanha-russa – Todos temos altos e baixos e a vida se parece com uma grande montanha-russa. Alternamos entre momentos de alegrias e conquistas e tristezas e decepções. Negar ou não aceitar esse fato só traz sofrimento. Aprenda com essas situações ao invés de brigar com elas. Aceite aquilo que não está no seu controle e priorize as boas ações.

3. Superar espantando o bicho-papão – Às vezes, os problemas parecem enormes e quando os resolvemos, nem parece que conseguiríamos, não é? É o bicho-papão, que está presente só em nossa cabeça. Os desafios acontecem para serem transpostos, mas criamos expectativas e acreditamos que nunca chegaremos lá. Comece com pequenas mudanças de hábitos, divida os problemas em pequenos passos, que ficará mais fácil se aproximar do objetivo.

4. Superar brincando de colorir – Coloque cor e leveza em sua vida, assim como as crianças o fazem. O ser humano pode estar vivenciando três zonas:

Zona de Conforto: repetimos padrões e hábitos antigos, gerando sempre os mesmos resultados. Nesse local, a vida fica cinza, atrofiada, sem graça.

Zona de Alta Performance: nela aceitamos desafios, novas atividades e queremos crescer, mesmo sabendo que poderá ser desconfortável.

Zona de Saturação: nos cobramos e assumimos desafios maiores do que suportamos, insistindo neles. Tudo fica cinza e pesado se persistirmos nessa zona. Assuma desafios moderados para uma vida “colorida”. Assim, não eles não pesam ou causam pressão e saturação.

Busque colocar atividades leves e divertidas em sua rotina: um hobby que ama, uma viagem de final de semana, presentear-se com mimos etc. Você merece e deve fazer isso se quiser acelerar a superação das dificuldades.

5. Superar criando o seu jogo da vida – Não viva com base nas regras dos outros. A comparação é algo danoso, pois cada um tem seus próprios valores e visão de mundo e você tem total liberdade para criar o seu próprio jogo da vida, com suas regras e objetivos. Se algo que todos buscam não faz sentido para você, não tem problema! Afinal, você não está jogando o mesmo jogo das outras pessoas.

Lembre-se: Você é dono da sua vida e você define o que é sucesso e o que é fracasso. O jogo não acabou só porque não atendeu aos critérios de outra pessoa. Superação não é competição, é vencer seus próprios limites, e não vencer aos outros.

Questione-se: Estou buscando aquilo que EU realmente quero ou estou tentando viver minha vida pelas regras e valores de outras pessoas? Se necessário, revise as metas e escolha aquilo que faz sentido para você!

Dica final: O autoconhecimento leva à superação. Na Plataforma Quero Evoluir você encontra mais de 500 horas de conteúdo com foco em superação pessoal, construção de hábitos de sucesso, autoconhecimento, consciência, relacionamentos, liderança, bem-estar etc. E, se quiser experimentar gratuitamente por 7 dias, basta clicar aqui e se cadastrar.


*Vitor Esprega é Autor, Master Coach e Treinador de Alta Performance da Pandora – Evolução Consciente. É pós-graduado em Psicologia Positiva e Coaching pela Universidade Monteiro Lobato em parceria com o Instituto Brasileiro de Coaching, certificado em MBA Marketing, bacharelado em Publicidade e Propaganda e graduado em Gestão de Comunicação Empresarial pela Universidade Anhembi Morumbi. 
www.pandoragsa.com.br

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *