14 brincadeiras para fazer em casa com as crianças

Ficar em casa com as crianças neste período de isolamento social não significa “largá-las” na frente de aparelhos eletrônicos como tv ou smartphone o tempo todo. É preciso aproveitar esse tempo para brincar em família e incentivar a imaginação dos pequenos. Que tal essas dicas?

Acampamento – quem nunca juntou cadeiras e sofás na sala e cobriu com lençol que atire a primeira pedra. A brincadeira é superdivertida e dá para a família toda fazer junta.

Avião – o adulto se deita e apoia as mãos ou os pés na barriga da criança, levantando como um avião. Faça sons e movimentos simulando uma aeronave.

Boliche – use rolinhos de papel ou bolas de meia para derrubar os pinos, que podem ser improvisados com garrafas pet.

Caixa de papelão – a caixa que viraria lixo reciclável pode ser objeto de brincadeira para a criançada como uma casa, um carro ou até um robô.

Dança das cadeiras – a antiga brincadeira exige coordenação, ritmo, concentração e agilidade dos pequenos. Enquanto correm ao redor das cadeiras, a música para e todos tentam se sentar. Como sempre falta um lugar, um participante sai em cada rodada.

Dançar – ótimo para gastar a energia da galerinha. Dance livremente ao som das músicas preferidas da família.

Dobraduras – usar o papel dobrado para criar formas e figuras é diversão garantida. Dá para fazer avião, barcos, chapéus e o que mais a imaginação deixar. A atividade permite desenvolver capacidades manuais e de concentração.

Imitar bichos – cada participante escolhe um bicho que será representado por todos na sequência. A brincadeira é um ótimo estímulo para o desenvolvimento da coordenação motora.

Máscaras – para criar máscaras divertidas, basta cartolina colorida, tesoura sem ponta, palito de churrasco e muita criatividade.

Massinha – já fez massinha natural? É só misturar um copo de farinha de trigo, meio copo de sal e meio copo de água até atingir o ponto de massinha. Se preferir, pode adicionar corante natural, glitter ou tinta para colorir.

Papel machê – faça uma massinha com papel machê picado, água e cola e molde na forma desejada. Deixe secar e pinte para finalizar.

Pintura – pegue tinta guache e use a imaginação para criar desenhos e formas de várias cores. Para deixar a brincadeira ainda mais divertida, ao invés de papel, pinte paredes de azulejos utilizando as mãos.

Pista de obstáculos – crie um circuito usando móveis e objetos que não representem perigo aos pequenos, como sofás, mesinhas e almofadas.

Stop – vai dizer que não gosta? É bem simples: uma folha de papel e um lápis para cada participante. Depois de escolher a letra, os jogadores preenchem os espaços de cada tema (animal, carro, país, comida, etc.) com os nomes iniciados pela letra. Ganha quem souber mais em menos tempo.

Foto: Tatiana Syrikova

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Às sextas, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *