Anvisa aprova injeção que promete reduzir níveis de colesterol ruim no sangue
Novidades no tratamento para colesterol alto: um novo medicamento aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa promete reduzir o risco de infarto e derrame em pacientes que já tiveram esses problemas e podem desenvolvê-los novamente. A injeção chamada inclisirana, da farmacêutica Novartis, controla o colesterol ruim – LDL, um dos principais fatores de risco para problemas cardíacos.
Novo tratamento para colesterol: veja como funciona
O remédio age bloqueando temporariamente a produção de uma proteína chamada PCSK9, responsável por degradar os receptores que captam o LDL do sangue e o levam para dentro do fígado para ser eliminado. Ao bloquear a tal enzima, o corpo do paciente tem mais condições de se livrar do colesterol ruim, evitando que ele se acumule nas artérias – o que contribui para a ocorrência de um infarto ou AVC.
Com duas aplicações ao ano é possível reduzir, em média, 52% dos níveis de LDL. Os testes foram feitos em pacientes que já tomavam a dose máxima tolerada de estatina (o principal medicamento atualmente) mas ainda não tinham alcançado o resultado desejado, de acordo com seu risco cardiovascular.
O produto deve chegar às farmácias brasileiras em aproximadamente 90 dias. Além de a inclisirana se mostrar mais eficiente do que as estatinas em baixar o colesterol, sua aplicação ocorre via injeção, somente duas vezes por ano. As estatinas, por sua vez, precisam ser tomadas todos os dias, via oral. Assim, a injeção reduz a possibilidade de o paciente abandonar o tratamento e ainda gera menos risco de efeitos colaterais, já que a substância atinge diretamente o fígado, sem passar pelo estômago.
Ainda não há estudos confirmando que a inclisirana reduz efetivamente o risco de infarto e AVC ou até mesmo a taxa de mortalidade por problemas cardiovasculares. Os resultados em relação à diminuição do colesterol, combinados com as especificidades do medicamento, dão esperanças aos especialistas, que esperam por números positivos nesse sentido nos próximos anos.
A inclisirana é indicada para adultos com hipercolesterolemia primária (de base genética ou comportamental) e dislipidemia mista (quando tanto os níveis de colesterol ruim como o de triglicérides estão elevados). Ela deve ser receitada por um médico, a partir da avaliação do quadro clínico do paciente.
A injeção deve ser aplicada na barriga, de forma subcutânea, por um profissional da saúde. No primeiro ano de uso, deve ser tomada uma vez a cada quatro meses. A partir do segundo ano, a aplicação deve ser feita uma vez a cada seis meses.
(Fonte: Estadão)
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/