Violência doméstica é tema de exposição em Barueri
Uma exposição em cartaz na Secretaria da Mulher de Barueri tem por objetivo dar visibilidade ao drama sofrido diariamente por milhares de mulheres no Brasil: a violência doméstica. “Expondo o Invisível” reúne pinturas, livros, poesias, desenhos e outras peças feitas por vítimas atendidas pelo CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência.
A mostra também revela ao público letras de músicas, peças de costura e um croqui (projeto arquitetônico) da Secretaria da Mulher feito por uma arquiteta que também sofreu violência doméstica.
“Sabemos que o processo de rompimento de ciclo de violência envolve diferentes aspectos considerando a particularidade de cada mulher. Sendo assim, a exposição poderá contribuir para o fortalecimento de mulheres e acolhimento de história e superação da dor”, explica a coordenadora do CRAM, Erica Mimoto.
Violência doméstica: há ajuda disponível
A escolha dos objetos expostos por parte das vítimas representa, para elas, a importância do rompimento deste ciclo. Cada item tem um significado único e particular, mas o sentimento de superação é comum às expositoras. Este é o caso da manicure Talita Oliveira, 33 anos, que optou em escolher artefatos de seu estúdio de manicure que, segundo ela, é um sonho realizado.
“Olhar esta exposição me gera um sentimento de gratidão, porque estou viva. Fazer parte dessa exposição é um presente da Secretaria da Mulher. Se eu fosse deixar uma mensagem para as mulheres eu diria para gritarem pela vida, sempre. Não devemos ficar mais em silêncio”, relata Talita.
Serviço
A exposição acontece na sede da Secretaria da Mulher, na Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 756, Vila Porto. Os visitantes podem aproveitar o passeio para conhecer os serviços de proteção à mulher do CRAM, que atua em parceria com a Delegacia de Defesa da Mulher.
*Datas, horários e preços sujeitos a mudanças. Consulte sempre a programação no site dos responsáveis pelos eventos.
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/