Novo exame oferece mais segurança no diagnóstico do câncer de próstata
Um novo exame de sangue desenvolvido pela Oxford Biodynamics em colaboração com a Universidade de East Anglia, no Reino Unido, é capaz de detectar 94% dos cânceres de próstata.
O chamado Prostate Screening EpiSwitch – PSE apresenta resultados muito melhores do que os oferecidos pelo teste PSA, mais comum atualmente. O diferencial do novo método está na combinação da tecnologia PSA com o teste epigenético EpiSwitch, aumentando a segurança dos dados obtidos no teste.
Após um período de estudo com 147 pacientes, observou-se que o PSE aumenta significativamente a precisão geral da detecção de homens em risco, apresentando 92% de sensibilidade e 94% de especificidade. Isso significa que ele é capaz de fornecer com alta precisão resultados positivos e negativos.
“Atualmente não existe um teste único para o câncer de próstata, mas os exames de sangue PSA estão entre os mais usados, juntamente com exames físicos, exames de ressonância magnética e biópsias. No entanto, os exames de sangue de PSA não são usados rotineiramente para rastrear o câncer de próstata, pois os resultados podem não ser confiáveis. Do total das pessoas que fazem uma biópsia de próstata devido a um nível elevado de PSA, apenas um quarto é diagnosticado com câncer de próstata”, disse Dmitry Pshezhetskiy, pesquisador do estudo, em comunicado.
A próxima etapa do estudo consistirá na aplicação do teste em um grupo de pacientes que desconhecem o status do câncer.
Confira os sintomas do câncer de próstata, o terceiro mais comum no Brasil
- Dificuldade de urinar
- Demora em iniciar ou finalizar o jato urinário
- Diminuição do jato urinário
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
- Presença de sangue na urina
A Sociedade Brasileira de Urologia – SBU recomenda que homens que têm histórico familiar ou estão em grupo de risco da doença façam o exame de PSA anualmente a partir dos 45 anos. Os demais, a partir dos 50 anos.
(Fonte: Jornal O Globo)
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/