Tecnologia traz mais agilidade e segurança nas atividades da Jucesp
Durante a pandemia de Covid-19, a Junta Comercial do Estado de São Paulo – Jucesp investiu na informatização de seus processos para poder atender ao público remotamente, coletando as assinaturas por certificado digital, de modo a evitar o chamado protocolo presencial. A Jucesp é um órgão do governo do Estado conveniado com a Prefeitura de Barueri por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho – Sict.
“A modernização dos processos contribuiu para que os atendimentos presenciais sofressem uma diminuição, porém isso não significa que as empresas não estão se movimentando economicamente, apenas houve a alteração do meio de protocolo dos processos e atendimento em geral”, explicou Cristiane de Souza Ayres, administradora do posto de Serviços da Jucesp na cidade, que fica no Ganha Tempo.
Números de atendimento da Jucesp em Barueri no ano de 2022
No geral, entre 11 itens medidos e classificados, foram 5.898 atendimentos até dezembro de 2022. No que diz respeito às inscrições municipais, foram 2.809 atendimentos até dezembro. Já os pedidos de alteração na constituição da empresa (mudança de endereço, sócios, atividade e razão social, por exemplo) foram 1.486 no ano. O outro item mais procurado no órgão foi o de “constituição por transformação de tipo jurídico”, com 381 procedimentos administrativos.
Os demais serviços prestados pela Jucesp foram arquivamento de documentos (130), cancelamento/distrato/dissolução (325), cancelamento de MEI (77), constituição normal (184) e desenquadramento de MEI (196), entre outros.
“Muitos procedimentos se tornaram digitais, possibilitando a agilidade dos processos, assim como a diminuição de deslocamento, portanto, não considero que a diminuição dos atendimentos presenciais em relação aos anos anteriores seja um dado negativo”, afirma Cristiane.
Para o secretário da Sict, Joaldo Macedo Rodrigues (o Magoo), “com a pandemia foi preciso estimular novos processos de atendimento, privilegiando os meios digitais. Isso deu mais agilidade, confiabilidade e mesmo comodidade ao morador, que passou a resolver seus problemas sem precisar se deslocar ao posto físico de atendimento. Os números demonstram isso e revelam que, apesar de muito a ser feito, nossa opção de trabalho foi a mais correta”.
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