Saúde de Barueri alerta para o perigo da dengue no verão
A combinação de calor com chuva propicia a proliferação do mosquito da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Essas doenças são transmitidas pela fêmea do mosquito aedes aegypti. Para impedi-las, é preciso evitar que as pessoas sejam picadas por fêmeas infectadas.
O Departamento Técnico de Controle de Zoonoses – DTCZ, da Secretaria de Saúde de Barueri, alerta os moradores para que tomem os devidos cuidados a fim de evitar essas doenças.
A adoção de medidas simples pode representar a queda na quantidade de mosquitos vetores, reduzindo a contaminação. Evite deixar água parada em qualquer objeto que possa desenvolver um criadouro, como pneus soltos, garrafas, calhas, piscinas, vasinhos de plantas, caixas d’água (que devem ser cobertas), bandejas de ar-condicionado, ralos, vasilhames para água e comida de animais domésticos.
“A prevenção sempre é o melhor remédio contra essas doenças. Por isso, é fundamental que as pessoas tomem todos os cuidados para evitar a proliferação do vírus. A Secretaria de Saúde está atenta ao problema e já tomou as providências para evitar o crescimento das doenças, mas é preciso que todos os moradores estejam atentos aos focos dos mosquitos em suas residências”, recomendou o secretário de Saúde, Dionisio Alvarez Mateos Filho.
A atenção também deve ser a mesma nas viagens de férias. Para o Departamento de Zoonoses, “a grande preocupação com os casos em que a pessoa adquire o vírus durante viagens é em relação ao período de transmissão. Muitas vezes ela retorna para o município de origem em período de viremia (contaminada), podendo infectar outros mosquitos ao ser picada, que podem transmitir dengue a outras pessoas”.
Sinais e sintomas da dengue
Entre os sintomas mais comuns estão febre alta, dores nas articulações e manchas vermelhas pelo corpo. A orientação é que o cidadão procure um serviço de saúde mais próximo, evite a automedicação e informe se esteve em área de risco de contaminação.
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/