Cigarras começam a cantoria em Alphaville
Alguns moradores de Alphaville têm relatado uma cantoria desenfreada das cigarras em vários condomínios. Fomos pesquisar para entender o que causa esse fenômeno, e aparentemente a culpa é da primavera.
Com a chegada das estação das flores, o tempo também se torna mais úmido e a temporada de chuvas está cada vez mais próxima.
Segundo o professor do Departamento de Zoologia da Universidade de Brasília – UnB Paulo Cezar Motta, ainda não foi confirmado pelos especialistas a relação entre as cigarras e a chuva, porém é uma possibilidade.
“Temos uma ideia que sim. Elas passaram por uma adaptação ecológica e evolutiva, que levou seu período de eclosão e reprodução a coincidir com o momento das chuvas. Mas não temos certeza. Em meados de outubro, período em que as chuvas aumentam, provavelmente elas vão aparecer mais”, explica o professor.
No Brasil, na época da primavera, as cigarras ficam em intensa agitação, e os machos que possuem aparelho estridulatório em seu abdome emitem sons para atrair as fêmeas. Cada espécie de cigarra tem um canto diferente, sendo que as maiores fazem mais barulho, principalmente nos dias mais quentes.
O barulho feito pelas cigarras é alto, por isso tanto os machos quanto as fêmeas possuem um par de membranas que funciona como orelhas, para que o som estridente não provoque danos ao inseto.
Os machos de cigarras cantam não só para atrair as fêmeas, mas também para manter seus predadores bem longe, principalmente as aves. Ao cantar, o som alto e estridente das cigarras machuca o ouvido sensível das aves, além de atrapalhar na comunicação do grupo.
Cigarras no seu condomínio
Como anda a cantoria aí na sua casa? Conte pra nós!
(Fontes: Escola Kids e Correio Braziliense)
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/