Saiba o que fazer se tiver seu WhatsApp clonado
Ter o WhatsApp clonado pode ser um pesadelo, especialmente se você usa a ferramenta para trabalhar como a grande maioria de nós hoje em dia.
Os golpistas estão cada vez mais criativos e eficientes, o que torna a prevenção a este tipo de ataque uma missão quase impossível.
Ter o WhatsApp clonado significa que um fraudador acessou sua conta em outro dispositivo. Isso acontece para que eles possam ter acesso à sua lista de contatos e pedir dinheiro para amigos e familiares em seu nome.
Caso isso aconteça com você, é possível tomar algumas medidas para recuperar sua conta e minimizar os prejuízos tanto para você quanto para familiares e amigos.
Se o seu WhatsApp foi clonado, veja abaixo o que fazer
1. Avise seus amigos, familiares e clientes
Os golpistas podem se passar por você para pedir dinheiro aos seus contatos e acabar fazendo outras vítimas. Sendo assim, comunicar amigos, familiares e clientes o mais rapidamente possível é fundamental.
Uma boa maneira de fazer isso e atingir mais pessoas em menos tempo é comunicar um amigo e um familiar que estejam em vários grupos com pessoas conhecidas. Assim, eles podem espalhar a mensagem nestes canais e mais contatos seus serão informados.
Faça também uma postagem nas redes sociais avisando que sua conta foi roubada: dessa forma, mesmo quem não tem muito contato com você também fica sabendo.
Vale dizer que as conversas do WhatsApp são protegidas com a criptografia de ponta a ponta e armazenadas em seu aparelho. Isso significa que, mesmo que o golpista acesse sua conta em outro dispositivo, ele não conseguirá ler as mensagens trocadas antes do app ser clonado.
2. Entre em contato com seu banco, caso use o serviço de pagamentos no WhatsApp
Se você usa o serviço de pagamentos no WhatsApp e teve a conta roubada, fique tranquilo: o cartão cadastrado é protegido por seu PIN do Facebook Pay. Ou seja, o fraudador não tem acesso às informações do seu cartão.
De toda forma, é importante avisar o emissor do cartão cadastrado no app para que ele saiba do ocorrido e te oriente sobre o que fazer.
Caso você tenha cadastrado um cartão virtual, por exemplo, o ideal é apagá-lo e criar um novo por precaução.
3. Recupere sua conta do WhatsApp
Para recuperar sua conta do WhatsApp, siga o passo a passo abaixo:
- Usando seu aparelho celular, entre no WhatsApp com seu número de telefone
- Confirme o número com o código de seis dígitos que você vai receber por SMS
- Caso seu aparelho seja um iPhone, as chaves do iCloud estiverem ativadas e você já tiver confirmado esse número antes, a confirmação poderá acontecer automaticamente, sem o envio de um novo código por SMS
- Assim que você inserir o código de seis dígitos, sua conta será desconectada automaticamente de outros dispositivos.
E se o código por SMS não chegou?
Neste caso, o sistema automatizado do WhatsApp poderá ligar para seu número para informar o código. Aguarde dez minutos e não altere seu número de celular. Após os dez minutos, clique em “Me ligue”.
E se você precisar informar um código de confirmação em duas etapas?
Esta etapa será necessária para recuperar sua conta caso você tenha ativado a confirmação em duas etapas no WhatsApp. Caso você não se lembre de ter feito isso, o golpista pode ter ativado essa função para dificultar a recuperação da conta.
Se este for o caso, você terá de aguardar sete dias para poder acessar sua conta sem o código de confirmação em duas etapas. Neste meio tempo, entre em contato com o emissor do cartão para bloquear as transações.
Passados os sete dias, o fraudador será automaticamente desconectado quando você recuperar sua conta e inserir o código de seis dígitos recebido por SMS.
Atenção!
Caso você continue com acesso normal ao WhatsApp pelo celular e desconfie que alguém esteja utilizando sua conta no WhatsApp Web, use o próprio app para se desconectar de todos os aparelhos.
- Abra o WhatsApp no seu celular
- Para Android, clique em “Mais opções” (o símbolo de três pontinhos no canto superior direito do app) e depois em “WhatsApp Web”; para iPhone, clique em “Configurações” e depois em
- “WhatsApp Web/Computador”
- Selecione o aparelho conectado
- Clique em “Desconectar”.
Por último e não menos importante: tenha combinados claros com seus familiares mais próximos, especialmente se tiver pais idosos. É importante que eles saibam identificar as mensagens falsas de golpistas se passando por você, para que não caiam na armadilha por serem os mais vulneráveis. Sempre que receber mensagens pedindo ajuda em dinheiro, confirmem antes, pessoalmente, com quem está supostamente fazendo o pedido, sempre via ligação telefônica e não por mensagem. Dessa forma você se protege e alerta quem estiver sendo vítima desse tipo de golpe sem saber.
(Fonte: Blog Nubank/ Reprodução)
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: