Aumento do preço dos combustíveis gera filas em postos
A Petrobrás anunciou o aumento do preço da gasolina, do diesel e do gás de cozinha para esta sexta-feira, 11/3. O diesel subirá cerca de 25% e a gasolina, quase 19%. A refinaria informou que nos últimos dias e meses não havia repassado os reajustes de valor ao consumidor final.
Os impactos da alta dos combustíveis atingem a economia de forma geral e o orçamento doméstico em particular. Toda vez que há um reajuste, os custos do setor produtivo são repassados. E quem paga a conta é o consumidor final nas bombas dos postos, pois o preço depende também de impostos e das margens de lucro de distribuidores e revendedores.
Segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis, mesmo depois desse reajuste, ainda há uma defasagem em relação ao mercado internacional, de 8% para gasolina e de 9% para o diesel.
A notícia levou motoristas aos postos de gasolina para aproveitar uma última chance de abastecimento antes de 11/3. Ao redor de São Paulo e em diversos outros estados do Brasil, os estabelecimentos tiveram filas.
Abaixo, uma imagem do posto do Carrefour Osasco, divulgada pelo Correio Paulista:
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2