Receber bem com etiqueta
*Por: Tatianna Covolato
Pequenas recepções, um aniversário, festividades na sua casa e precisa aprender tudo sobre Receber Bem. Fique aqui conosco. Acompanhe algumas dicas de como ser um bom anfitrião ou visita!
Compartilhar uma refeição significa trocar sorrisos, contar histórias, dividir pensamentos e criar vínculos. E para que tenha um momento agradável se faz necessário compor um ambiente e mesa de maneira que as pessoas se sintam acolhidas e especiais.
Mas uns dos fatores importantes para o sucesso do seu jantar depende também da interação e interesse dos convidados escolhidos. Além de pensar em cada convidado, considere cuidadosamente a mistura das personalidades. Sugere-se ter pelo menos um conversador forte para cada 4 pessoas.
O convite para jantares pode ser feito de 2 dias a 2 semanas de antecedência. No caso de um jantar muito formal, pode-se enviar os convites com até um mês de antecedência.
Certifique-se de reservar tempo suficiente para planejamento e preparação de acordo com sua experiência e habilidade. Considere o tempo suficiente para garantir que os convidados mais populares ou de honra possam comparecer, entregue-os com antecedência.
Chegou o grande dia. Na chegada dos convidados designe um local para os presentes, guarda-chuvas, casacos e/ou sapatos – até mesmo em uma sala separada próximo à entrada.
Procure acompanhar cada convidado até a área do coquetel e ofereça a sua primeira bebida. Proporcione um ambiente em que os convidados possam se conhecer e interagir antes do jantar.
Enquanto chegam, aproveite a oportunidade para colocar em ordem os últimos preparativos. Mas lembre-se, toda ou a maior parte da preparação e montagem deve ser feita antes da chegada do primeiro convidado.
Servir canapés sempre adiciona um toque sofisticado, mas não é obrigatório. Sugere-se que os aperitivos em jantares sejam pequenos e elegantes – sem a necessidade de pratos. Outra opção é preparar um aperitivo para que as próprias visitas se sirvam. Escolha um local de fácil acesso e diferente da área de jantar.
Hora do jantar, caso não opte por marcadores de lugar, ao entrar no ambiente do jantar sugere-se orientar os convidados onde se sentar.
A refeição inicia quando os anfitriões sentados desdobram parcialmente o seu guardanapo e finaliza quando o devolve na mesa – à esquerda do prato.
O bom anfitrião
Seja flexível e cortês Os anfitriões não são obrigados a servir bebidas ou quaisquer outros alimentos trazidos de presente pelos seus convidados. Mas, avalie caso um convidado chegue de surpresa acompanhado, traga uma sobremesa não esperada ou peça para abrir o vinho que lhe entregou de presente.
Seja o líder. É sua função comandar o programa e avisar os seus convidados quando for a hora do jantar, da sobremesa ou mudar de ambiente.
Seja grato. Ao se despedir, agradeça às pessoas por terem vindo a sua casa. Sempre elegante também agradecer quem lhe trouxe um presente.
O bom visitante
Convite à vista, informe o quanto antes se você poderá comparecer ou não – sempre agradeça.
Seja pontual. A pontualidade poderá ter significados diferentes de acordo com a cultura, pessoas ou locais. Em geral, os visitantes devem chegar na hora indicada no convite ou logo após (quinze minutos ou menos). No entanto, não chegue cedo. Se for atrasar muito, ligue e avise o ocorrido aos anfitriões.
Durante o evento, esteja disposto e participe da interação social. Quando os anfitriões disserem que está na hora do jantar, direcione-se à mesa. Caso seja convidado para participar de algum jogo de festa ou apreciar os álbuns de fotos da família, sugere-se aceitar com entusiasmo.
Quando for oportuno, ofereça ajuda – seja específico. Mesmo que a sua oferta seja recusada, com certeza o seu gesto será apreciado.
O agradecimento aos anfitriões poderá ser feito em duas oportunidades. Ao se despedir e por telefone ou mensagem pelo celular no dia seguinte ao jantar.
Faça de seu encontro um momento inesquecível!
* Acompanhe mais dicas de Etiqueta por Tatianna Covolato na sua página do Instagram @etiquettebytati (Executive & Etiquette Consulting Tatianna Covolato, especialista em Etiqueta Social, Corporativa e à Mesa)
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