Praça das Artes será referência cultural de SP

Assinada pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake, a Praça das Artes de Barueri será um complexo cultural dedicado à música, dança, artes visuais e exposições. Está localizada no Jardim dos Camargos, à beira da rodovia Castelo Branco, e se tornará mais um cartão postal da cidade, tamanha a magnitude do empreendimento.

Com previsão de término entre os meses de junho a agosto, a expectativa é de que a obra dê lugar a um verdadeiro espaço de referência cultural em todo o Estado de São Paulo.

O prédio terá infraestrutura sustentável no que concerne à água e energia, pavimento térreo, mezanino e mais quatro pavimentos distribuídos em um terreno de 12.098,28m² com área construída de 20.807,41 m². O novo teatro de Barueri ficará agregado à Praça das Artes e terá 1.000 lugares, dois palcos para ensaios, fosso para orquestra de 50 músicos, iluminação acústica e som de última geração.

O projeto contará com duas salas de aula de teatro, seis salas de aula para dança, 12 para oficinas de artes visuais e plástica, oficinas de cenários e de figurinos; 16 salas de aula para música (futuro Conservatório de Barueri) e oficinas de artesanato. O local contará com espaços multiculturais, onde ficará a sede da Secretaria de Cultura e Turismo. Além da Pinacoteca e do Espaço Criança, com brinquedos interativos, abrigará a biblioteca de artes, área midiática e saguão de exposições para mostras. A obra agregará todas as necessidades de cada espaço, garantindo a integração de pessoas de todas as idades.

Mais cultura na cidade
A Praça das Artes também terá como foco atender mais de 10 mil alunos em diversas categorias culturais. “A nossa grande meta é a formação desses alunos e a educação pela arte, porque arte e cultura também é educação”, disse Jean Gaspar, Secretário de Cultura e Turismo.

Já o prefeito Rubens Furlan afirmou que a obra é necessária. “A gente vê que os jovens mais interessados na cultura do país estão bem dispersos e nós queremos trazê-los todos para cá, porque aqui será o centro da arte da região oeste da grande São Paulo, é daqui que sairão os grandes artistas da nossa região”, almeja Furlan.

Foto: Benjamim Sepulvida / Secom

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?