Eleições municipais: guia para votação

As eleições municipais estão chegando. Marcadas para os dias 15 e 29/11, datas do primeiro e segundo turno, moradores de 5.568 municípios vão escolher os próximos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Segundo a Justiça Eleitoral, serão mais de 95 mil locais de votação e cerca de 400 mil seções eleitorais.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ampliou o horário de votação deste ano em uma hora. Os eleitores poderão ir às urnas das 7h às 17h. No entanto, entre 7h e 10h, o horário será preferencial para as pessoas com mais de 60 anos.

Deve-se levar título e documento com foto. Para consultar o seu local de votação, baixe o app e-Título.

E mais:
Protocolo para votação
Como justificar o voto?
Acompanhe os candidatos

Protocolo para votação
O TSE criou um Plano de Segurança Sanitária para o dia das eleições, elaborada em parceria com especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein. Veja abaixo:

– Uso de máscaras será obrigatório e não será permitido comer, beber ou fazer qualquer outra coisa que implique na retirada da máscara.

– Todas as seções eleitorais terão álcool em gel para que os eleitores higienizem as mãos antes e depois da votação.

– Recomenda-se aos eleitores a manterem uma distância mínima de um metro nas filas e para o mesário, no momento que antecede o voto.

– É sugerido que cada eleitor leve a própria caneta para assinar o caderno de votação.

– Evite levar crianças ou acompanhantes aos locais de votação.

– Recomenda-se que os eleitores ou mesários que estiverem com febre ou tenham testado positivo para a Covid-19 nos 14 dias anteriores às eleições deverão permanecer em casa.

– Não haverá biometria. Na hora em que o eleitor se identificar, o mesário deverá verificar a autenticidade sem encostar em nada. Se tiver dúvida na identificação, pode pedir ao cidadão que dê dois passos para trás e abaixe a máscara brevemente para confirmar a correspondência entre a pessoa e o documento.

Como justificar o voto?
Em caso de ausência, os eleitores deverão justificar o voto exclusivamente pelo app e-Título no próprio dia, das 7h às 17h do horário local. O app tem uma ferramenta de georreferenciamento que permitirá a justificativa de quem estiver fora da cidade na qual vota.

Nos 60 dias seguintes ao da votação, o eleitor faltante por qualquer motivo poderá justificar a ausência também nos cartórios eleitorais, no Sistema Justifica e pelo e-Título. Nesses casos, será exigida a apresentação de documentos que comprovem o motivo da ausência. Após esse prazo, o eleitor faltante ficará sujeito à multa. Para quem estiver fora do país no dia da eleição, o prazo será de 30 dias a partir do retorno ao país.

Acompanhe os candidatos
O TSE criou o portal http://divulgacandcontas.tse.jus.br onde há divulgação das candidaturas e contas eleitorais. Você pode fazer consultas por cidade e conferir quem são os candidatos e as atuais situações de julgamento, se aguardando, deferido ou indeferido.

Candidatos de Barueri
A cidade tem sete duplas de candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente:

– Baltasar Rosa e Flávio Vieira (PT, 13)

– Capitão Ataliba e Dra. Maria Cristina (Pode, 19)

– Julio Leal e Elmindo Patriota (PMN, 33)

– Mari Tavelli e Luciano Donato (PSB, 40)

– Professor Balde e Joni (Psol, 50)

– Reinaldo Monteiro e Clara Cavallari (Pros, 90)

– Rubens Furlan e Piteri (PSDB, 45)

E 475 candidatos ao cargo de vereador tentam uma das 21 cadeiras para a Câmara Municipal de Barueri. Confira a lista completa clicando aqui.

Candidatos de Santana de Parnaíba
A cidade tem cinco duplas de candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente:

– Dr. Daniel Junior e Ariane Farias (Psol, 50)

– Dr. Danilo Ferraresi e Professora Laesa (PTB, 14)

– Juliana Capitã Médica e Dr. Helder (PRTB, 28)

– Marcos Tonho e Rosalia Dantas (PSDB, 45)

– Silvinho Peccioli e Magno Eiji Mori (PSD, 55)

E 331 candidatos ao cargo de a vereador tentam uma das 17 cadeiras para a Câmara Municipal de Santana de Parnaíba. Confira a lista completa clicando aqui.

Fontes: TSE / Brasil 61 / G1

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?