EUA suspendem emissão de vistos de imigrante do Brasil

A partir desta quarta-feira, 21 de janeiro, os Estados Unidos (EUA) suspenderão o processamento de vistos de imigrante para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil, por tempo indeterminado. A regra também vale para pessoas de países como Colômbia, Egito, Haiti, Somália e Rússia.
A medida aplica-se à emissão de vistos de imigrante, como os de trabalho nos EUA, e não afetará os vistos de não imigrante, como os destinados a turistas, estudantes, trabalhadores qualificados e seus familiares.
Segundo a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, os solicitantes de visto de imigrante que sejam nacionais dos países afetados poderão apresentar seus pedidos e comparecer às entrevistas, e o Departamento de Estado continuará a agendar entrevistas. No entanto, nenhum visto de imigrante será emitido para nacionais desses países durante o período de suspensão.
Suspensão de vistos de imigrante: entenda
A suspensão segue a exigência do Departamento de Estado, feita em 2025, para uma análise mais rigorosa de vistos sob a cláusula de “encargo público” da lei de imigração. O governo Trump pretendia identificar indivíduos que pudessem representar custos ao governo federal.
“O Departamento de Estado usará sua autoridade de longa data para considerar inelegíveis potenciais imigrantes que se tornariam um encargo público para os EUA e explorariam a generosidade do povo americano”, afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Pigott, em comunicado feito em 14 de janeiro.
De acordo com o comunicado, o processamento de vistos de imigrante oriundos desses 75 países será interrompido enquanto o Departamento de Estado realiza uma reavaliação dos procedimentos de imigração, com o objetivo de evitar a entrada de estrangeiros que possam se beneficiar de programas de assistência social e benefícios públicos.
Vistos de não imigrante para os EUA
Os solicitantes de vistos de não imigrante para os Estados Unidos devem agendar suas entrevistas de visto na Embaixada ou Consulado dos EUA em seu país de residência ou nacionalidade.
Todas as pessoas que solicitarem um visto de não imigrante das categorias H1-B, H-4, F, M ou J devem ajustar as configurações de privacidade de todas as suas contas de redes sociais para “públicas”, a fim de facilitar a verificação necessária para estabelecer sua identidade e elegibilidade para entrada nos EUA, conforme a legislação norte-americana.
Os solicitantes do visto H-1B devem apresentar uma cópia impressa do currículo em inglês durante a entrevista de visto.
Para mais informações, visite travel.state.gov

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/

