SP abre matrículas para novos estudantes na rede estadual para 2026

A partir de hoje, até o dia 14 de setembro, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) recebe as inscrições para matrículas de novos estudantes para o ano letivo de 2026. O cadastro é obrigatório para alunos que atualmente estudam em escolas particulares e em outros estados ou querem retornar às salas de aula. Quem já está na rede paulista em 2025 tem a vaga garantida e renovada automaticamente para o próximo ano.
Onde fazer a matrícula na rede estadual de SP
Pais ou responsáveis legais e estudantes maiores de 18 anos podem fazer a inscrição presencial na secretaria de uma das 5.000 escolas estaduais ou nas unidades do Poupatempo. Importante apresentar um documento original com foto, histórico escolar e comprovante de residência.
Outra opção é o pré-cadastro online na Secretaria Escolar Digital (SED), neste link, em “Inscrição para rede pública” na home. É preciso preencher o formulário com nome completo e e-mail. Na sequência, o sistema dará prosseguimento à pré-inscrição na unidade mais próxima do endereço indicado.
Transferência escolar
No mesmo período, de 22 de agosto a 14 de setembro, a Seduc-SP também recebe as solicitações para intenção de transferência escolar. Os alunos que têm preferência por outra unidade no próximo ano podem fazer o registro na página da SED no campo “Intenção” pelo perfil do responsável ou aluno maior de 18 anos.
Os resultados das matrículas e pedidos de transferência serão divulgados no fim do semestre.
Vagas do 1º ano do Fundamental à 3ª série do Médio
A rede estadual paulista oferece vagas em classes para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio. Há opção de unidades em período parcial (manhã, tarde e noite) e integral com jornada de sete horas ou nove horas diária. O Programa Ensino Integral (PEI) está presente em todas as regiões do Estado e está aberto a matrículas de quem está fora da rede ou quer mudar para o integral.
EJA e CEEJAs
A Seduc-SP oferta ainda classes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para aqueles que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir os ensinos Fundamental ou Médio na idade adequada. Na EJA, as aulas são presenciais, de segunda a sexta-feira, organizadas em termos em escolas regulares. Os alunos precisam ter, no mínimo, 15 anos para cursar anos finais do Ensino Fundamental, e 18 anos para o Ensino Médio.
Outra opção são as 43 unidades dos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs). O modelo tem carga horária flexível e adota metodologias e estratégias focadas no ensino individualizado com projetos e oficinas, além dos diferentes instrumentos de avaliação como provas, trabalhos e outras atividades. Nos CEEJAs, as matrículas podem ser feitas em qualquer momento do ano para estudantes a partir de 18 anos de idade.

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/