Detran-SP alerta: promessa de CNH Social Digital é golpe

Detran-SP alerta: promessa de CNH Social Digital é golpe
Publicação falsa se utiliza de benefício real destinado a pessoas de baixa renda para cobrar taxa indevida. Foto: Divulgação / Detran-SP.

 

Programa criado para tornar mais acessível a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda, a CNH Social passou a ser utilizada por golpistas na internet, muitas vezes fazendo uso indevido do nome de departamentos estaduais de trânsito.

Para atrair o cidadão, publicações nas redes sociais prometem o documento de habilitação sem custos, mas podem levar o usuário a fornecer dados pessoais e, mais adiante, a pagar uma taxa no valor de R$ 58,71 — sendo que o benefício, quando aplicável, é gratuito. O Detran-SP não faz parte do programa CNH Social.

 

O que diz o golpe da CNH Social Digital

“CNH Social Digital 2025: Últimos dias para se inscrever! O Governo Federal, em parceria com o Detran e autoescolas credenciadas, está oferecendo a primeira habilitação totalmente gratuita para cidadãos maiores de 18 anos”, diz o texto da publicação falsa que corre pela internet, com um link para uma matéria também forjada que, apesar de um erro de português no título, “Governo e DETRANs lança (sic) ao ar o programa CNH SOCIAL DIGITAL 2025”, usa o mesmo layout de um famoso portal de notícias.

De acordo com o texto, o benefício da CNH Social, que elimina custos com autoescola e exames médicos, teria sido lançado em 1º de maio. Ainda no texto falso, a chamada “Solicite agora” induz o usuário a clicar em outro link, que por sua vez leva a uma página que imita o layout do governo federal. Nela, são pedidos dados pessoais como CPF, nome, telefone e e-mail e imposta a taxa, que deve ser paga via pix para “evitar solicitações indevidas”. Antes de chegar ao pagamento, o sistema ainda exibe o nome de um centro de formação de condutores (CFC) que teria vaga para a pessoa interessada: bastaria apenas agendar exame médico e psicotécnico.

 

O que fazer se cair no golpe

Quem cair no golpe deve procurar a Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência. O registro pode ser feito pela Delegacia Eletrônica da Polícia Civil: delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br. Também é válido entrar em contato com o banco ou operadora do cartão de crédito para denunciar a fraude e tentar o estorno do valor.

 

Detran-SP alerta: promessa de CNH Social Digital é golpe
Quem cair no golpe deve procurar a Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência. Foto: Freepik.

 

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Saiba também como divulgar conosco clicando aqui:
https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?