Receber bem

tatiannaPor Tatianna Covolato*

Com a aproximação das festas de fim de ano surgem muitas dúvidas de como receber em casa e como se comportar.

Um bom planejamento e organização evita que o anfitrião pareça desorganizado ou despreparado para o “receber bem”.

Visitando pela primeira vez, trata-se de um gesto elegante levar um pequeno agrado para os anfitriões. No entanto, não existe a obrigatoriedade de compartilhar com todos nesta oportunidade.

Para que seus convidados se sintam acolhidos e realmente bem-vindos à sua casa, procure recebê-los na porta, oriente onde colocar seus pertences e os direcione para o ambiente de interação.

Esteja atento caso algum convidado se encontre “deslocado” e procure apresentá-lo a alguém que tenha algo em comum.

Tenha uma música ambiente ligada, velas acesas e o serviço de bebidas e aperitivos em funcionamento até que todos cheguem para o jantar. Lembre-se dos que fumam e, se necessário, tenha um ambiente apropriado.

Sem ajuda, poderá pedir para um convidado mais íntimo auxiliar a receber seus convidados ou no serviço de mesa – avalie.

No jantar, sem erro, evite pratos que nunca preparou antes, muito fortes, doces ou picantes e pense na estação do ano, leve ou pesado.

Lembre-se de gostos e restrições alimentares, pense em um bufê que possa atender a todos os tipos de convidados.

Com mais de uma mesa, o anfitrião e a anfitriã poderão sentar-se em mesas separadas. Ninguém quer sentir que está na versão adulta da mesa das crianças. Durante a sobremesa, poderá também trocar de lugar com alguém e degustar em uma mesa diferente.

Com bebê, procure orientar trocas de fraldas e descartes. Com crianças, tenha disponíveis atividades para colorir ou algo previamente planejado para entreter enquanto os adultos terminam de comer ou conversar.

Tenha o seu lavabo equipado e preparado para a recepção, copos e talheres extras para eventuais quedas ou acidentes.

Ao final de sua recepção, procure ter tido a chance de interagir com todos os seus convidados, aproveite a festa e deixe o seu celular por um tempo. Ao final, caso os anfitriões estejam postando, consulte-os se você também pode fotografar e publicar os detalhes da recepção.

Lembre-se SEMPRE de agradecer a maravilhosa oportunidade de estarem juntos!

*Tatianna Covolato é especialista em etiqueta social, corporativa e à mesa. Siga no Instagram @euvibytati_etiquette

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Às sextas, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe seu comentário!

Comentar

Seu e-mail não será publicado.