Jantar a dois

tati dia dos namorados

Por Tatianna Covolato*

Com o Dia dos Namorados se aproximando, possivelmente haverá o delicioso encontro com quem você tanto gosta ou até mesmo o convite para um “jantar a dois”. Importante estarmos preparados para a grande noite, com elegância e antecipando-se a possíveis gafes.

Primeiro encontro, namorados, casados, entre outras relações, poderá parecer difícil pensar em tantos detalhes ou mesmo ter a chance de sair do primeiro encontro com um segundo marcado.

Para isso, pensamos em algumas habilidades que não poderão faltar durante o seu jantar. Caso opte por um restaurante, sugere-se seguir as recomendações de amigos ou pensar em um local onde já se sabe o que esperar – do serviço e dos pratos. Reservas devem ser feitas sempre com antecedência, procure não perder este tempo juntos procurando um local. Tenha segurança de que tudo será conforme o planejado. Na reserva, opte por uma mesa longe de portas, passagens ou em uma posição sem ruídos evitando distrair-se com incômodos alheios.

Seja pontual, chegar atrasado não deixará uma boa impressão, inclusive se a sua companhia estiver aguardando. No atendimento e serviço, seja educado com todos à sua volta.

Ao sentar-se, escolha a cadeira com a melhor vista para a sua companhia. Posicione o guardanapo no colo, sem uso de “babadores”, e dobre-o ao meio. Com o menu à frente, analise as opções de pratos e bebidas conforme as preferências individuais. Vinhos, caso não tenha muito conhecimento, fique à vontade para perguntar. Evite pedir algo muito caro apenas para impressionar.

Alguns alimentos são muito trabalhosos e exigem atenção para degustar ou mesmo impossíveis de comer de forma atraente. Esteja atento com massas como espaguetes, pratos com muito molho, peixes ou crustáceos, sopas ou qualquer alimento que possa espirrar, pular ou fixar no dente. Na quantidade, procure não exagerar.

Com um prato de pão na sua lateral esquerda, procure mantê-lo na posição inicial. O pão deverá ser partido com os dedos e nunca cortado com a faca. Prato principal, ambos deverão ser trazidos à mesa no mesmo momento. Porém, caso tenha que esperar, a comida esteja fria ou o prato errado, sugere-se solicitar a correção apropriada. Faça-o de forma discreta, com tranquilidade, ou deixe para comentar no final do jantar – sempre com elegância e discrição.  Acidentes também acontecem, tenha um sorriso no rosto, pense como um quebra-gelo e controle a situação de forma leve.

Os talheres são sempre usados na direção de fora para dentro do prato. Após usados, nunca voltam para a mesa. Posicione-o na lateral do prato – posição americana ou continental – e são retirados com os seus respectivos pratos. Ao servir-se de bebida, importante oferecer antes para a sua companhia. Compartilhar alimentos, sem intimidade, deve-se evitar. Um segundo passo é optar por porções com mais unidades e, com intimidade, aceita-se utilizar o mesmo prato, porém, com talheres individualizados.

Pagar a conta, quem pede também recebe, neste momento é importante estar definido se a conta será dívida ou oferecida como um “presente” pelo momento juntos. Esteja disposto a dividir e respeitar a decisão. Na divisão, evite fazer muitos cálculos ou preocupar-se com pequenos valores ou descontos. Se apropriado, deixe uma gorjeta.

Lembre-se, em interações “a dois” a sua imagem está sendo considerada, dê total atenção à sua companhia. Mantenha o seu celular em tom baixo, de forma discreta e faça contato visual. Importante equilibrar os assuntos para que ambos se expressem, sem assuntos negativos ou que possam gerar preocupação. Domine a sua linguagem corporal, expressões e gestos. Vista-se de forma apropriada para a ocasião e aproveite este momento especial “a dois”!

*Tatianna Covolato é especialista em etiqueta social, corporativa e à mesa. Siga no Instagram @euvibytati_etiquette

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Às sextas, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe seu comentário!

Comentar

Seu e-mail não será publicado.