Ghaia e Prefeitura de Barueri criam formas de sustentáveis de descarte de lixo

Ghaia idealiza novo projeto de coleta seletiva

O condomínio Ghaia, no Tamboré, é composto por nove torres e, com o objetivo de buscar alternativas sustentáveis e melhor a qualidade de vida dos condôminos, foi formada uma Comissão de Sustentabilidade, com total apoio e incentivo do síndico Afonso Vidal. Cinco moradoras voluntárias – Denise Pretti, Rose Barone, Tábata Martín, Vanessa Charles e Michelle Mazon – compõem essa Comissão, e o primeiro projeto idealizado e implementado por ela foi o de espaços internos de separação de resíduos onde os residentes encontram um lugar adequado para depositar o lixo comum separadamente do reciclável, de forma mais organizada e higiênica. Além disso, a lixeira externa foi preparada para a mesma separação, tornando o recolhimento mais eficiente.

Num primeiro momento, foi realizado um levantamento de como era feito o descarte do lixo pelos moradores e as condições das salas de recolhimento. Na sequência, foi solicitado que a Avemare Cooperativa (Associação atualmente responsável pela coleta do lixo reciclável no Ghaia) e a Prefeitura de Santana de Parnaíba, aumentassem a frequência de coleta do lixo reciclável e não-reciclável, passando de dois para três dias por semana. Com essa medida, o acúmulo de resíduos foi reduzido.

“Após entender o processo, colocamos a mão na massa, fizemos o mapeamento das nove torres do condomínio e de suas respectivas salas de lixo e percebemos as dificuldades e o que poderíamos melhorar. Para cada sala de lixo, desenhamos um projeto que se adequasse ao espaço, separando o descarte de materiais recicláveis e não-recicláveis, além de colocar coletores para pilhas e baterias e uma caixa para coleta de recipientes com óleo de cozinha”, explica Tábata Martín.

Uma tabela de como seria realizado o novo processo de descarte, com orientações, dicas e detalhes dos materiais e os dias da coleta, foi enviada para os moradores por meio de correspondência interna e eletrônica. Cada um recebeu, juntamente com uma carta, um saco de lixo verde representando o início do projeto.

Para reforçar a comunicação, também foram incluídos comunicados nos elevadores e no jornalzinho interno, além de placas e sinalização nas salas de depósito do lixo. “No começo, houve um processo de adaptação dos moradores e funcionários, bem como de ajustes no projeto. Como toda mudança de comportamento, foi necessário um tempo de adaptação. Ao todo, foram quatro meses e hoje podemos dizer que é um sucesso! Aumento na coleta de material reciclável demonstrando uma conscientização sobre a importância do descarte correto”, comenta Rose Barone. “Além disso, estamos estudando a ampliação da sala externa de depósito de lixo para melhor atender o volume acumulado”, acrescenta Vanessa Charles.

Em paralelo ao projeto da coleta seletiva, o condomínio Ghaia implementou também a individualização da água e do gás dos apartamentos. Dessa forma, os moradores passaram a ter uma conscientização maior sobre o consumo, originando uma consequente redução e muitas discussões positivas. “Os moradores passaram a partilhar suas experiências e dicas de consumo sustentável. Alguns vazamentos foram identificados e juntos conseguimos reduzir o consumo”, revela Denise Pretti.

A Comissão de Sustentabilidade do Ghaia trabalha continuamente para melhorar e aprimorar as mudanças implementadas e tem como próximos projetos palestras sobre sustentabilidade e consumo consciente para moradores e funcionários e um estudo sobre a viabilidade de captação e utilização da água da chuva.

Mais informações: (11) 2424-3308.

Barueri instala coletor de lixo eletrônico no Parque Municipal

Foto: Lourivaldo Fio / Secom
Foto: Lourivaldo Fio / Secom

Desde julho, o Parque Municipal Dom José abriga um equipamento específico para descarte de lixo eletrônico (televisões, celulares, computadores, eletrodomésticos etc.).

O descarte é simples e sem qualquer formalidade. Basta levar seus eletrônicos ao coletor alocado na entrada do parque e inseri-los nas portas correspondentes: há uma para cada tipo de material.

Informações: (11) 4199-1500.

Deixe seu comentário!

Comentar

Seu e-mail não será publicado.