Fonoaudiologia e ortodontia: uma parceria em prol de um sorriso saudável

sorriso

Você sabia que a fonoaudiologia e a ortodontia devem trabalhar em conjunto para que tenhamos um sorriso mais saudável? Isso acontece porque, muitas vezes, a ortodontia precisa da fonoaudiologia para atuar em tratamentos ortodônticos, protéticos e buco-maxilar, já que a fonoaudiologia, que cuida do aparelho fonador (nariz, ouvido e boca), acaba ajudando nas funções relacionadas à audição, equilíbrio da fala, da voz e da respiração. Tudo a ver!

Para entender melhor, conversamos com a fonoaudióloga Camila Rodrigues Barboza de Andrade, que tem especialização em Linguagem e mestrado em Saúde da Comunicação Humana, que explica que a terapia fonoaudiológica é imprescindível para adequar as funções orofaciais: respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala. “Nós estabilizamos os resultados obtidos nos tratamentos feitos pela ortodontia e evitamos que a musculatura volte a modificar a posição correta dos dentes ou da mordida após a retirada do aparelho ortodôntico. Essa parceria pode ajudar a acelerar o tratamento ortodôntico e evitar o reaparecimento de alterações dentárias”, esclarece.

Será que vale para qualquer idade? Segundo Camila, sim. “A indicação é importante para todos que estão em tratamento ortodôntico, independentemente da idade, e para todos que precisam adequar as funções orofaciais”, finaliza.

Camila Rodrigues Barboza de Andrade
(11) 99962-1295
camila.barboza@icloud.com
Instagram @camilarbarboza

#publi

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Às sextas, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe seu comentário!

Comentar

Seu e-mail não será publicado.