Dica de passeio em Barueri: conheça o Parque Ecológico da cidade

parque ecologicoO Parque Ecológico de Barueri possui mais de um milhão de metros quadrados e é dividido em duas áreas: o centro de lazer e a Área do Russo. A área de lazer é composta por infraestrutura que inclui dois campos de futebol oficiais, dois minicampos, quatro quadras (vôlei, futsal, basquete e tênis), quatro mesas de ping-pong e dois playgrounds. A pista, que é asfaltada, permite caminhadas, corridas e passeios de bicicleta, patinetes e patins.

Além disso, há diversas barracas que vendem alimentos, bebidas e brinquedos; 46 churrasqueiras, sendo 26 cobertas por quiosques e as demais abertas, ao lado de grandes mesas de concreto em meio a natureza. Um quiosque maior, com capacidade para 50 pessoas, um salão de festas e até um batistério também compõem o espaço, mas para usar é necessário fazer reserva.

area do russoÁrea do Russo
É restrita a visitas monitoradas sob os olhares de educadores ambientais, pois se trata de área de preservação permanente. Com aproximadamente 207 mil metros quadrados, é considerada um precioso registro da biodiversidade local, já que abriga diversas espécies de plantas e animais típicos da região. Patos, gansos, galinhas, coelhos misturam-se a espécies nativas e exóticas entre aves, mamíferos, répteis e peixes. Dentre seus pontos mais marcantes estão os três lagos remanescentes da retificação do rio Tietê.

Uma trilha no meio do caminho
Uma trilha fica dentro de um remanescente de Mata Atlântica ainda existente no município: uma floresta em recuperação sem qualquer tipo de intervenção do homem. Com percurso de aproximadamente 600 metros, é feita de obstáculos naturais, desníveis, troncos caídos e uma descida com uma escada natural formada por raízes de árvores no final do caminho, o que a torna imprópria para crianças pequenas, idosos e pessoas com a mobilidade reduzida, por isso só pode ser explorada com agendamento e monitoria.

SEMA (9)

Atividades socioeducativas
O Parque Ecológico oferece várias atividades socioeducativas desenvolvidas por educadores ambientais da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema). O espaço abriga uma das mais de 350 Salas Verdes do país e incentiva atividades culturais e educacionais dentro da temática ambiental. Ela conta com amplo acervo de livros, filmes e outros materiais sobre o meio ambiente que podem até ser emprestados mediante cadastro. Ela também abriga as atividades educativas, com palestras, oficinas e o Circuito Tela Verde: um festival anual de filmes e curtas metragens ambientais promovidos pelo Ministério do Meio Ambiente. Para participar das atividades, basta fazer um agendamento prévio pelo e-mail sema.salaverde@barueri.sp.gov.br.

O Parque Ecológico de Barueri fica na Av. Dr. Dib Sauaia Neto, 1.600, em Alphaville. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos finais de semana e feriados, das 9h às 17h. A entrada e o estacionamento são gratuitos. Mais informações: (11) 4191-9844 ou 4199-1500.

Fotos: Karina Borges / Secom

Deixe seu comentário!

Comentar

Seu e-mail não será publicado.